Continua após publicidade

Terraço de 100 m² em cobertura carioca ganha paisagismo tropical

Com interiores de Migs Arquitetura e paisagismo de Anna Luiza Rothier – todas do elenco CASACOR –, este projeto é um refúgio verde em meio à cidade

Por Nádia Sayuri Kaku
1 Maio 2025, 16h00

A cobertura duplex em Ipanema (RJ) veio um atrativo enorme para o casal com três filhos: uma área externa no piso superior de 100 m². Prato cheio para o paisagismo tropical assinado por Anna Luiza Rothier, do elenco CASACOR Rio de Janeiro – o verde, inclusive, complementa também os interiores assinados pelo escritório Migs Arquitetura, das arquitetas Adriana Valle e Patricia Carvalho.

Terraço de 100 m² em cobertura carioca ganha paisagismo tropical. Projeto de paisagismo de Anna Luiza Rothier. Na foto, sala com piso estampado e vista para o jardim.
(André Nazareth/Divulgação)

“O pedido principal dos clientes foi um paisagismo frondoso, com muitas plantas nas varandas das fachadas para inibir a vista dos prédios vizinhos”, conta Rothier.

Terraço de 100 m² em cobertura carioca ganha paisagismo tropical. Projeto de paisagismo de Anna Luiza Rothier. Na foto, terraço com churrasqueira e jardim.
(André Nazareth/Divulgação)

O conceito do projeto buscou, então, criar uma atmosfera de casa no apartamento por meio das plantas e proporcionar o máximo de privacidade aos moradores. Para esconder o prédio vizinho “debruçado” sobre a piscina da cobertura, Ana Luiza ergueu uma divisória alta de alumínio para servir de suporte ao jardim vertical, repleto de Asparagus crispus e bromélias Regiane.

Continua após a publicidade
Terraço de 100 m² em cobertura carioca ganha paisagismo tropical. Projeto de paisagismo de Anna Luiza Rothier. Na foto, terraço com churrasqueira e espaço gourmet.
(André Nazareth/Divulgação)

Também com a intenção de inibir a vista dos vizinhos, o entorno das varandas (tanto do terraço como da suíte do casal) recebeu jardineiras lineares de material plástico, com revestimento externo em aço corten.

Terraço de 100 m² em cobertura carioca ganha paisagismo tropical. Projeto de paisagismo de Anna Luiza Rothier. Na foto, jardim com piscina e vista para a cidade.
(André Nazareth/Divulgação)

“Usamos várias espécies tropicais para criar um jardim frondoso, alternando plantas altas, médias baixas e pendentes, como Thumbergia erecta, Leea coccínea, Liriops, Marantha charuto, Schizocensus, Areca bambu, Alpinia purpurata, Zebrina pendula e Neomarica gramínea”, enumera a paisagista.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:
Publicidade