Continua após publicidade

Azulejos nada óbvios: 6 formas diferentes que vimos na CASACOR SP

Esses projetos mostram que, com uma dose de criatividade, o uso dos azulejos e outros revestimentos pode ir além do piso e do teto

Por Milena Garcia
7 jun 2025, 10h00

Versáteis por natureza, os azulejos podem ultrapassar a função tradicional de revestir pisos e paredes. Nos projetos da CASACOR SP 2025, esse e outros revestimentos ganham novos significados ao aparecerem em móveis, detalhes estruturais e até objetos decorativos. Abaixo, estão algumas inspirações de como esses materiais podem ser utilizados além do óbvio! 

Publicidade

Tampo de mesa

PN+ | Paula Neder - Loft Alvorá. Projeto da CASACOR São Paulo 2025.
PN+ | Paula Neder – Loft Alvorá. Projeto da CASACOR São Paulo 2025. (MCA Estúdio/CASACOR)

Um dos destaques do ambiente de Paula Neder na CASACOR SP 2025 é a enorme mesa em tons de rosa, vermelho e branco. Enquanto os pés são de madeira clara, o tampo chama atenção pelos azulejos abstratos. O design da peça é do Coletivo Muda, grupo conhecido pelas intervenções artísticas com azulejos em espaços públicos.

Publicidade

Mesinha de apoio

MAJ Arquitetura - Cabana do Parque. Projeto da CASACOR São Paulo 2025.
MAJ Arquitetura – Cabana do Parque. Projeto da CASACOR São Paulo 2025. (Denilson Machado, do MCA Estúdio/CASACOR)

Minimalista, a mesinha de apoio feita de pastilhas faz toda a diferença no estúdio projetado pela MAJ Arquitetura. O objeto foi posicionado ao lado da banheira para suporte dos itens de banho – sendo uma opção criativa (e resistente!) para quem busca inovar na decoração. 

Continua após a publicidade

Bancada de ladrilhos

Studio Roca - Casa Brastemp. Projeto da CASACOR São Paulo 2025.
Studio Roca – Casa Brastemp. Projeto da CASACOR São Paulo 2025. (MCA Estúdio/CASACOR)

O projeto do Studio Roca na CASACOR SP 2025 é cheio de intervenções fora do óbvio, entre elas está a bancada de azulejos. O móvel do banheiro reproduz os ladrilhos em preto e branco utilizados no chão, trazendo unidade e modernidade ao ambiente. 

Publicidade

Azulejos no teto

Paola Ribeiro - Estúdio Verso. Projeto da CASACOR São Paulo 2025.
Paola Ribeiro – Estúdio Verso. Projeto da CASACOR São Paulo 2025. (MCA Estúdio/CASACOR)

A arquiteta Paola Ribeiro inovou no uso de revestimentos no banheiro em seu projeto Estúdio Verso. Um detalhe que fez diferença foi a reprodução do mesmo mosaico cerâmico no piso e no teto – trazendo a sensação de espelhamento. Não apenas, a bancada da pia coberta de pastilhas também demonstra criatividade. 

Continua após a publicidade

Mosaico sustentável

Fichberg Arquitetura e Interiores - Déjà Vu. Projeto da CASACOR São Paulo 2025.
Fichberg Arquitetura e Interiores – Déjà Vu. Projeto da CASACOR São Paulo 2025. (Bia Nauiack/CASACOR)

Quem desvia os olhos dos vitrais do banheiro de Fichberg Arquitetura e Interiores para observar o chão, se depara com um impressionante piso de mosaico. O projeto mostra o poder do upcycling ao aproveitar peças de porcelanato que seriam descartadas. Nele, estão exibidas figuras de frutas tropicais, como cacau, açaí e caju. Vale comentar também sobre os azulejos autorais das paredes. 

Publicidade

Rodateto de tijolinhos

Dado Castello Branco Arquitetura - Living do Colecionador. Projeto da CASACOR São Paulo 2025.
Dado Castello Branco Arquitetura – Living do Colecionador. Projeto da CASACOR São Paulo 2025. (Juliano Colodeti, do MCA Estúdio/CASACOR)

Enfim, o arquiteto Dado Castello Branco incluiu uma fileira de tijolinhos entre a marcenaria e o teto do bar, preenchido por um papel de parede estampado. O detalhe do rodateto demonstra sofisticação e pode ser adaptado a diversos estilos de ambiente. 

Continua após a publicidade

Serviço CASACOR SP 2025

Publicidade
Publicidade