Azulejos nada óbvios: 6 formas diferentes que vimos na CASACOR SP
Esses projetos mostram que, com uma dose de criatividade, o uso dos azulejos e outros revestimentos pode ir além do piso e do teto

Versáteis por natureza, os azulejos podem ultrapassar a função tradicional de revestir pisos e paredes. Nos projetos da CASACOR SP 2025, esse e outros revestimentos ganham novos significados ao aparecerem em móveis, detalhes estruturais e até objetos decorativos. Abaixo, estão algumas inspirações de como esses materiais podem ser utilizados além do óbvio!
Tampo de mesa

Um dos destaques do ambiente de Paula Neder na CASACOR SP 2025 é a enorme mesa em tons de rosa, vermelho e branco. Enquanto os pés são de madeira clara, o tampo chama atenção pelos azulejos abstratos. O design da peça é do Coletivo Muda, grupo conhecido pelas intervenções artísticas com azulejos em espaços públicos.
Mesinha de apoio

Minimalista, a mesinha de apoio feita de pastilhas faz toda a diferença no estúdio projetado pela MAJ Arquitetura. O objeto foi posicionado ao lado da banheira para suporte dos itens de banho – sendo uma opção criativa (e resistente!) para quem busca inovar na decoração.
Bancada de ladrilhos

O projeto do Studio Roca na CASACOR SP 2025 é cheio de intervenções fora do óbvio, entre elas está a bancada de azulejos. O móvel do banheiro reproduz os ladrilhos em preto e branco utilizados no chão, trazendo unidade e modernidade ao ambiente.
Azulejos no teto

A arquiteta Paola Ribeiro inovou no uso de revestimentos no banheiro em seu projeto Estúdio Verso. Um detalhe que fez diferença foi a reprodução do mesmo mosaico cerâmico no piso e no teto – trazendo a sensação de espelhamento. Não apenas, a bancada da pia coberta de pastilhas também demonstra criatividade.
Mosaico sustentável

Quem desvia os olhos dos vitrais do banheiro de Fichberg Arquitetura e Interiores para observar o chão, se depara com um impressionante piso de mosaico. O projeto mostra o poder do upcycling ao aproveitar peças de porcelanato que seriam descartadas. Nele, estão exibidas figuras de frutas tropicais, como cacau, açaí e caju. Vale comentar também sobre os azulejos autorais das paredes.
Rodateto de tijolinhos

Enfim, o arquiteto Dado Castello Branco incluiu uma fileira de tijolinhos entre a marcenaria e o teto do bar, preenchido por um papel de parede estampado. O detalhe do rodateto demonstra sofisticação e pode ser adaptado a diversos estilos de ambiente.
Serviço CASACOR SP 2025
- Quando: de 27 de maio a 03 de agosto de 2025
- Onde: Parque da Água Branca, Rua Dona Ana Pimentel, 37 – São Paulo/SP
- Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 11h às 21h (fechamento da bilheteria física 15 minutos após o último horário. A visita poderá acontecer até às 21h)
- Bilheteria digital: https://appcasacor.com.br/events/sao-paulo-2025
- Valores ingressos: Inteira – R$121 Meia- R$ 60,50