De frente para o mar da Barra, um apartamento de 300 m² tornou-se o refúgio de uma família formada por um casal e três filhos adultos, entre 25 e 30 anos. A decoração, assinada pelas arquitetas Maria Juliana Galvão e Alexia Carvalho, da MAR Arquitetura, buscou criar ambientes sofisticados e acolhedores sem grandes intervenções estruturais, já que o imóvel é alugado.

O projeto aposta em um estilo contemporâneo, com móveis de linhas limpas, obras de arte de impacto e iluminação pontual que valoriza peças e detalhes. Em vez de marcenaria fixa, as arquitetas optaram por mobiliário solto, garantindo versatilidade e a possibilidade de levar os itens em uma futura mudança. “As obras de arte e os móveis assinados por diferentes designers trazem ares mais sofisticados à decoração”, comenta Alexia.

A base neutra de revestimentos e mobiliário abre espaço para que cores surjam em pontos estratégicos — nas telas, objetos, detalhes como o tampo da mesa de centro e, claro, no azul do mar emoldurado pelas janelas. Tramas de linho, couro, palha e chenille reforçam o aconchego, enquanto o equilíbrio entre móveis robustos, como a Poltrona Mole de Sérgio Rodrigues e o sofá John da Arquivo Contemporâneo, e peças leves como o rack suspenso de Jader Almeida garantem harmonia ao conjunto.

Na varanda, o clima descontraído é reforçado por móveis de madeira, palha e corda náutica, acompanhados de poltronas giratórias que promovem a integração com a sala. Já nos quartos, cada membro da família ganhou um espaço sob medida: a filha, estudante de moda, tem um ambiente delicado com tijolinhos brancos na cabeceira e cama de palhinha; o filho mais velho recebeu uma decoração mais sóbria, de fácil adaptação para quarto de hóspedes; e a suíte principal ganhou cores claras, móveis confortáveis e uma bancada multifuncional que também funciona como escritório, com cadeira em palhinha de Jader Almeida.

Segundo Juliana, o objetivo foi valorizar a convivência e proporcionar conforto, sem abrir mão da sofisticação. “Embora o apartamento fosse alugado, o bom planejamento permitiu criar um design sofisticado que atendesse aos moradores tanto na área social como em seus espaços individuais”, conclui a arquiteta. Confira mais fotos na galeria:








