Localizado em Teresina, no Piauí, este apartamento de 220 m² foi adquirido em mau estado pelo casal Remi Peyrefitte, empresário francês, e Cecilia Peyrefitte, radiologista, que vivem no local com a filha Cloé, de apenas 1 ano. Desde o início, o objetivo foi transformar o imóvel em um lar que refletisse as necessidades da família, com ambientes integrados, atmosfera aconchegante e uso de materiais naturais, como o piso em madeira clara. Para conduzir a reforma, os moradores contaram com a arquiteta Vangii Guerra – do elenco CASACOR Piauí –, indicada por amigos.

O projeto promoveu uma renovação completa, com mudanças estruturais importantes. A sala foi ampliada com a integração da varanda, a cozinha aberta para a área social e expandida com a incorporação da antiga dependência de serviço, enquanto uma esquadria tipo camarão em freijó favoreceu a conexão entre os ambientes. A suíte do casal ganhou closet e todos os acabamentos foram substituídos. A nova planta passou a abrigar sala de estar e jantar integradas, cozinha, lavabo, despensa, área e banheiro de serviço, circulação, escritório, duas suítes para os filhos, suíte master com closet e varanda integrada.

O conceito foi criar um espaço sofisticado e atemporal, sem abrir mão do conforto. Apaixonados por arte e design autoral, os moradores optaram por uma paleta neutra que pudesse acolher novas peças ao longo dos anos. Assim, toda a decoração foi renovada, com curadoria realizada em parceria com os clientes. “Grande admirador do mobiliário brasileiro, especialmente das criações de Jader Almeida, Remi participou ativamente das escolhas e fez questão de incluir peças icônicas do designer, como o sofá e a mesa de encaixe”, conta a arquiteta.

A escolha dos materiais reforça a leveza buscada pelo casal: piso de carvalho natural, painéis e forro de lâmina de freijó, paredes pintadas de branco neve e cortinas de cambraia de linho branco. Entre os destaques estão o pórtico de entrada de madeira, a estante em marcenaria de freijó desenhada pela arquiteta e, na cozinha, a ilha com cantos arredondados, a geladeira embutida e a coifa de bancada, que unem sofisticação e praticidade.

Concluído em apenas seis meses, o projeto teve como maior desafio a etapa de demolição, devido ao mau estado inicial do imóvel. Superada essa fase, o resultado foi um apartamento renovado em cada detalhe, que alia sofisticação, conforto e funcionalidade ao estilo de vida da família.

















