Continua após publicidade
Duplex de 148 m² é clean, elegante e tem jabuticabeira na área externa
Reforma assinada pelo arquiteto Rafael Ramos - do elenco CASACOR Rio - foi pensada para o novo lar de um casal grávido da primeira filha

Continua após publicidade
O projeto de reforma dessa cobertura duplex de 148 m², localizada no Jardim Oceânico (RJ) nasceu do desejo do casal Lui Formaggini (engenheiro) e Gabriela Fraga (médica, grávida de Lia) de transformar um sonho em realidade, depois de 15 anos juntos. Comprado ainda na planta, o imóvel oferecia a localização ideal – próximo à praia, à Ilha da Gigóia e ao metrô da Barra – e uma planta duplex com área externa, perfeita para o estilo de vida que buscavam. O arquiteto Rafael Ramos, do elenco CASACOR Rio de Janeiro, foi contatado pelo casal por meio das redes sociais e liderou o projeto de reforma e decoração com foco em funcionalidade, rapidez e estética. “O casal queria um apartamento com ‘cara de revista’: clean, elegante e, ao mesmo tempo, extremamente funcional. A lavanderia, por exemplo, precisava ser bem planejada para comportar todos os itens essenciais e ainda acomodar uma área dedicada à areia dos gatos“, revela.

A planta original do imóvel foi mantida integralmente, sem alterações nas paredes ou fechamento de áreas descobertas. No pavimento inferior, estão integrados a cozinha, as salas de TV e estar, além do lavabo, a suíte de hóspedes – que também funciona como home office – a escada e a área externa com piscina. No piso superior, encontram-se a suíte do casal e a suíte da bebê. A proposta era realizar uma obra rápida, funcional, com estética leve e agradável e bom custo-benefício. A escada metálica entregue pela construtora, por exemplo, foi reaproveitada e ganhou nova identidade com degraus e espelhos revestidos de quartzo cinza, enquanto o espaço sob ela foi aproveitado com marcenaria sob medida. “Queríamos dar nova vida aos elementos existentes, respeitando o que já funcionava bem e otimizando os custos e prazos“, explica o arquiteto.

O conceito do projeto reflete uma arquitetura carioca, com estética clean, clara e leve, que valoriza tons neutros, materiais naturais e soluções descomplicadas para traduzir o estilo de vida à beira-mar. Na decoração, tudo foi pensado do zero, já que os clientes desejavam se mudar com a roupa do corpo e encontrar o apartamento pronto. As paredes brancas e o piso de porcelanato no padrão cimento queimado claro, entregues pela construtora, criam uma base neutra e atemporal, deixando os destaques por conta da marcenaria e adornos. Os móveis, escolhidos em sintonia com o projeto arquitetônico, privilegiam peças soltas e formas orgânicas que favorecem a circulação. O equilíbrio aparece na mistura de elementos rústicos e clássicos, como o banco em madeira bruta atrás do sofá, com móveis contemporâneos.

Os materiais reforçam a atmosfera leve: as marcenarias de MDF branco e MDF amadeirado contrastam de forma sutil, enquanto paredes e teto receberam pintura acrílica acetinada na cor branco neve, e as cortinas de cambraia de linho filtram suavemente a luz natural. Na área de estar com TV, o tapete em tom bege claro, feito com material reciclado de garrafas PET, delimita o espaço com sustentabilidade e conforto. O mesmo porcelanato cinza claro cobre toda a extensão da cobertura, com acabamento poroso nas áreas molhadas para garantir segurança.

Entre os destaques das salas de jantar e estar com TV estão o reaproveitamento da escada, a luminária pendente de papel e a mesa de jantar de formato orgânico, além da marcenaria sob medida e mobiliários soltos que conferem versatilidade. Na cozinha integrada, a torre de eletrodomésticos – que agrupa máquina de lavar louça, forno e micro-ondas – se destaca, assim como a bancada de ultracompact, que também funciona como nicho e divisão entre os ambientes.
Continua após a publicidade

A área externa de lazer conta com móveis verdes feitos de materiais resistentes às intempéries para harmonizar com a vista, plantas de fácil manutenção e, a pedido dos clientes, uma jabuticabeira. O deck original da construção foi mantido, integrando o espaço ao projeto. “A decoração geral segue um estilo contemporâneo leve, alinhado à proposta de conforto e praticidade”, resume o arquiteto Rafael Ramos.


















Publicidade