Marko Brajovic apresenta duas obras inéditas em mostra do CCBB
As obras do artista fazem parte do projeto "Anexa_CCBB", que transforma o CCBB em um ecossistema sensorial, explorando arte, natureza e tecnologia

Até 22 de junho de 2025, o Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo recebe o projeto “Anexa_CCBB: Movimentos Miméticos”, uma ocupação artística multilinguagem idealizada pela produtora cultural Cinnamon, sob curadoria de Lia Vissotto. A proposta transforma o espaço anexo do CCBB em um verdadeiro ecossistema sensorial inovador, inspirado no fenômeno biológico do mimetismo. A iniciativa explora as fronteiras entre arte, natureza e tecnologia, promovendo reflexões sobre coexistência, sustentabilidade e os impactos ambientais.
Entre os destaques da exposição coletiva está o Atelier Marko Brajovic, que apresenta duas obras inéditas desenvolvidas em 2025. A primeira delas, “R.N.A. (Ressonância Natural Adaptativa)“, investiga estruturas descentralizadas de “anarquitetura”, criando uma manifestação em constante mutação.

Inspirada na molécula de RNA, a obra questiona os padrões rígidos do urbanismo contemporâneo e propõe um novo modelo arquitetônico, fluido e em permanente transformação. Com formas instáveis e ambíguas, a instalação convida o público a refletir sobre as relações entre espaço, tempo e evolução arquitetônica.
A segunda obra, “Reflexos e Reflexões“, é um vídeo poema gravado durante uma navegação pelo Rio Jauaperi, na Amazônia. A peça estabelece um diálogo entre os reflexos da paisagem fluvial e reflexões sobre as relações ecológicas da floresta. Com uma abordagem fenomenológica, o vídeo mistura imagens pulsantes da floresta com sons captados do batimento cardíaco do autor, criando uma experiência imersiva que transcende o visual para explorar a essência da relação entre homem e natureza.

A programação inclui ainda obras interativas e imersivas que utilizam inteligência artificial, bioarquitetura e materiais recicláveis, além de uma feira gastronômica dedicada à produção local e práticas agroecológicas. O público poderá participar de um ciclo de palestras com artistas e pensadores renomados que abordam temas como regeneração ambiental e sustentabilidade.
O “Anexa_CCBB: Movimentos Miméticos” também integra ações práticas de responsabilidade ambiental. Um dos destaques é a Feira Ponto, que fortalece o sistema alimentar local, promovendo a sustentabilidade, a transparência e a rastreabilidade. Além disso, há um ponto de coleta de lixo eletrônico como parte da obra Beleza Corrosiva, da artista Giselle Beiguelman, que garante o descarte adequado dos materiais.
Serviço “Anexa_CCBB: Movimentos Miméticos”:
Quando: até 22 de junho de 2025
Onde: Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo (Rua Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico, São Paulo)
Entrada gratuita