Continua após publicidade

Exposição convida a refletir sobre memória e permanência na Casa Zalszupin

Artistas de reconhecimento internacional se reúnem na residência onde viveu Jorge Zalszupin, em São Paulo, até 4 de outubro

Por Redação
8 set 2025, 12h00

A residência onde viveu o arquiteto e designer Jorge Zalszupin por quase seis décadas é agora palco da exposição Fantasmagoria, que reúne trabalhos de artistas com reconhecimento internacional, como Korakrit Arunanondchai, Steve Bishop, Josiane M.H. Pozi, Marlene Almeida, Issy Wood e do próprio Jorge Zalszupin. A mostra, que tem curadoria de Vanessa Carlos, fundadora da galeria londrina Carlos/Ishikawa, é realizada em colaboração com a ETEL e a Almeida & Dale e fica aberta para visitação até 4 de outubro de 2025.

Exposição convida a refletir sobre memória e permanência na Casa Zalszupin
(Ruy Teixeira/CASACOR)

Ícone da arquitetura moderna brasileira, a casa, localizada no Jardim América, em São Paulo, é transformada aqui em palco e personagem, animado pela memória e assombrado pela ausência. Por meio da pintura, da escultura e do vídeo, os artistas exploram temas de luto, entropia e a persistência da memória. “Aqui, o tempo se forma em diversas camadas, memória e materialidade se entrelaçam, ausência e luto ganham forma, e cada obra evoca a sensação de que algo, ou alguém, permanece logo além do alcance. A mostra é uma meditação sobre o que resta: os fragmentos que preservamos, as estruturas que erguemos e a terra que, pacientemente, reivindica tudo de volta para si”, define a curadora Vanessa Carlos.

Exposição convida a refletir sobre memória e permanência na Casa Zalszupin
(Ruy Teixeira/CASACOR)

A Casa Zalszupin é um centro de documentação e um espaço expositivo dedicado ao diálogo entre arquitetura, design e arte. Nesta ocasião, a ETEL apresenta peças vintage projetadas pelo próprio Jorge Zalszupin, que em outro tempo pertenceram a esta casa, como as poltronas Ipanema e Dinamarquesa. A presença dessas peças ressalta o papel da memória e da permanência dos objetos nos espaços, evocando tensões entre o cheio e o vazio.

Serviço – Fantasmagoria

  • Até 4 de outubro de 2025
  • Casa Zalszupin – R. Dr.Antônio Carlosde Assunção,138, Jardim América, SãoPaulo, SP
  • Visitas guiadas acontecem de hora em hora mediante agendamento no site https://www.casazalszupin.com | E-mail: eventos@casazalszupin.com | Telefone: (11) 3064-1266
Publicidade