Continua após publicidade

Alagoas leva a força artesanal de seu design à Paris Design Week 2025

Exposição marca 10 anos do Programa Alagoas Feita à Mão e apresenta 120 peças em estandes e mostras pela capital francesa

Por Redação
1 set 2025, 12h41

Comemorando dez anos de valorização do artesanato alagoano, a exposição CABOCO + ALAGOAS FEITA À MÃO desembarca na Paris Design Week 2025, uma das maiores vitrines internacionais do design contemporâneo. Com curadoria de Marco Aurélio Pulchério, galerista à frente da Marco500, a mostra celebra tanto a criação dos mestres artesãos quanto o marco histórico do programa Alagoas Feita à Mão, lançado em 2015 para estruturar, fortalecer e projetar a produção artesanal do estado para o mundo.

Alagoas leva força artesanal de seu design à Paris Design Week 2025
Adriana Siqueira e suas Jacas, esculpidas em barro vermelho, fazem parte da identidade da nova geração do artesanato alagoano. (Rodrigo Marinho Mariano/CASACOR)

Da tradição alagoana para o mundo

Após edições em Miami, Nova York, Lisboa e Milão, é a vez de Paris receber as peças artesanais de Alagoas — criações que unem tradição, identidade e excelência artística. A programação acontece entre 4 e 8 de setembro de 2025, com destaque para o estande na renomada feira Maison & Objet e mostras em outros pontos estratégicos da capital francesa.

Alagoas leva força artesanal de seu design à Paris Design Week 2025
O artista Adailton de Dedé tem como sua principal característica esculpir santos católicos. (Carlos Guerriero/Divulgação)

Ao todo, serão apresentadas 120 obras produzidas com rigor técnico e força simbólica, assinadas por 23 artesãos de diferentes regiões do estado. Entre eles, nomes ligados à tradição da Ilha do Ferro, ao núcleo do Mestre João das Alagoas e ao Médio Sertão. Madeira, barro e fibras naturais ganham forma em peças que traduzem a miscigenação cultural do Brasil profundo.

Continua após a publicidade

Alagoas, pioneira em política pública para o artesanato

Primeiro estado brasileiro a transformar o artesanato em programa de governo, Alagoas se tornou referência nacional ao consolidar ações permanentes de profissionalização, preservação cultural e geração de renda. O programa completa 10 anos com maturidade, impacto social e reconhecimento internacional — prova de que o artesanato pode ser vetor de economia criativa e de identidade cultural.

Alagoas leva força artesanal de seu design à Paris Design Week 2025
Na foto, Amilton, cujas pinturas ganham vida nas mais variadas peças de madeira reaproveitadas das antigas embarcações e demolições de casas da região. (Rodrigo Marinho Mariano/Divulgação)

Além da Maison & Objet, o artesanato alagoano ocupará a programação oficial da semana em diferentes espaços. Na Mostra Amuleto, o artesão Salvinho da Ilha do Ferro apresenta cabeças com pássaros multicoloridos inspirados no Rio São Francisco. Já a mestra Sil da Capela exibe a obra “Jaqueira com meninos soltando pipa” na exposição “Héritage Culturel et Savoir-Faire”, sediada na Embaixada do Brasil em Paris. Em cada criação, cores singelas e traços afetivos revelam narrativas do povo alagoano — expressões genuínas de memória e pertencimento que agora ecoam pelo mundo.

Publicidade