Redescubra o encanto dos livros físicos com essa seleção de ambientes presentes em diferentes edições da CASACOR
Por Chrys Hadrian
17 set 2024, 10h49
Sala de Jantar - Ana Cunha. Projeto CASACOR Pernambuco 2018. (Felipe Araújo/CASACOR)
Continua após publicidade
Com o crescimento da população urbana e as consequentes diminuições das áreas residenciais, a presença de bibliotecas domésticas está se tornando uma raridade. Onde antes víamos estantes recheadas de livros, hoje sobram apenas pequenos nichos ou caixas guardadas em algum canto esquecido. A tecnologia também teve seu papel nessa transformação, com e-books e dispositivos digitais ganhando espaço e tornando os livros físicos menos presentes em nosso dia a dia. Para muitos, a magia de folhear um livro está se perdendo, enquanto a praticidade e a velocidade da informação digital tomam conta.
Mas ter uma biblioteca em casa vai além de acumular volumes impressos. É um gesto de resgate da cultura e de valorização do trabalho de designers e editoras, que se dedicam a cada detalhe de uma obra física. E o mais importante: isso pode ser feito de forma sustentável, com materiais reciclados e processos que respeitam o meio ambiente. Criar uma biblioteca é manter viva a conexão com os livros, dar importância ao físico em um mundo cada vez mais digital, e não deixar que esse hábito tão rico e transformador desapareça.
A seguir, selecionamos alguns ambientes da CASACOR que podem inspirar na criação de bibliotecas de diferentes tamanhos e estilos, confira!
1/13 Escritório e Sala de Leitura - Mário Santos. Projeto da CASACOR Rio de Janeiro 2016. (Divulgação/CASACOR)
2/13 Rafaela Campanati - Sala de Leitura. Projeto da CASACOR Mato Grosso 2023. (Gilberto Galdino/CASACOR)
3/13 Katia Vinciprova - Livraria. Projeto da CASACOR Rio Grande do Sul 2023. (Cristiano Bauce/CASACOR)
4/13 Marcelo Motta e Joyce França - Galeria e Livraria. Projeto da CASACOR Brasília 2023. (Edgard Cesar/CASACOR)
5/13 Sala de Jantar - Ana Cunha. Projeto CASACOR Pernambuco 2018. (Felipe Araújo/CASACOR)
6/13 Patricia Makhoul - Anima Libri Book Gallery. A paisagem urbana, a literatura e o design se encontram nesse espaço que desafia convenções. Ao trazer a arte das ruas para dentro da CASACOR, Patricia Makhoul exibe um projeto cheio de personalidade. A sensação é de entrar em um universo paralelo. As estantes criam um labirinto convidativo, uma imersão em um ambiente de contemplação e conhecimento, um templo para o corpo e a alma. A iluminação é suave, indispensável para criar uma atmosfera tranquila, aconchegante. Como contraponto, o pixo na área externa e a escrita que abrange toda a extensão do teto – preservando a identidade da casa, com suas marcas do tempo. A essência urbana dessa livraria é reforçada também pelas características de alguns elementos construtivos, como a referência ao cimentício e a estrutura da fachada, com vergalhões na cor dourada. “A livraria abre portas para novas interpretações e diálogos, conectando-se com um público diverso e estabelecendo uma ponte entre o mundo das palavras e as ruas”. (Felipe Araújo/CASACOR)
7/13 Biblioteca - Cláudia Zuppani. Projeto CASACOR Goiás 2016. (Divulgação/CASACOR)
8/13 Biblioteca - Carla Grüdtner. Projeto da CASACOR Paraná 2017. (Daniel Sorrentino/CASACOR)
9/13 Rosa May Sampaio - Vivendo o Infinito. Projeto da CASACOR São Paulo 2022. (Renato Navarro/CASACOR)
10/13 Jose Monteverde, Lorena Rotalde - Librería. Este espaço é inspirado na poesia de José Watanabe, um dos mais importantes poetas e artistas contemporâneos do Peru. O espaço reflete a sua forma de ver a poesia como um ato de contemplação, de valorização do que nos rodeia, em constante mudança e transformação. A livraria é um espaço dinâmico, adaptável e livre. As estantes em três seções se referem aos haikus. O mobiliário permite movimento, transformação e mudança constante. (Reprodução/CASACOR)
11/13 Alessandra Mendoza, Bruno Binda, Ro de Rivero - Biblioteca Naturalista. Projeto da CASACOR Peru 2024. (Sebastian Apa/CASACOR)
12/13 Cacau Araújo Arquitetura e Interiores - Sala de TV com Biblioteca. Projeto da CASACOR Pernambuco 2024. (Walter Dias/CASACOR)
13/13 Romário Rodrigues - Páginas do Tempo. A sala de leitura da família une estética e literatura como registros que transpõem o tempo. Os 38 m² contêm lareira e um bar flutuante iluminado, esculpido com o quartzito perla santana, extraído no Ceará. O maximalismo traduz a expansão trazida pela leitura. Peças de antiquário e design-arte – como a chaise Rio, de Oscar Niemeyer, e a escultura de Sérvulo Esmeraldo – pontuam raízes, memórias e referências. (MCA Estúdio/CASACOR)